Cerrado Cup movimenta o Alameda Shopping neste fim de semana e segue para outros três shoppings nos próximos dias; população pode participar das competições, que oferecem prêmios em dinheiro, e se divertir nas arenas temáticas
Competições de alto nível, ações interativas e estrutura acessível para jogadores com deficiência: tudo isso está no Cerrado Cup, o circuito itinerante de e-sports do Distrito Federal. Com fomento de R$ 990 mil da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF), o evento movimenta este final de semana no Alameda Shopping, em Taguatinga, das 10h às 22h, e segue para outros shoppings nos próximos dias. A ideia é incentivar a cultura gamer, com disputas gratuitas de diversos jogos nacionais e internacionais, além de ampliar o acesso da população à tecnologia.
A primeira etapa começou na terça-feira (15) e segue até este domingo (20), com disputas classificatórias para as fases consecutivas. A segunda etapa será no JK Shopping, com inscrições de 22 a 27 deste mês, e classificatórias entre os dias 25 e 27. A competição continua no Venâncio Shopping, com inscrições do dia 29 deste mês a 3 de agosto, e classificatórias de 1º a 3 de agosto. A grande final das categorias será no Pier 21, entre 8 e 10 de agosto. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site oficial do evento, que também disponibiliza regulamento de cada jogo. As categorias são Crianças, Amador, Profissional e PcD. São contemplados títulos como Tekken 8, Valorant, CS:GO, Free Fire, League of Legends, Gran Turismo 7, Forza Motorsport, EA Sports FC24, Street Fighter 6, Mortal Kombat 1, Just Dance e The King of Fighters 2002 (Arcade).
Incentivo ao esporte
“A promoção do circuito reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal com o fomento ao esporte nas diferentes expressões”, afirma o secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira. “O Cerrado Cup é uma oportunidade de promover integração, acessibilidade e novas vivências esportivas para públicos de todas as idades. É assim que fortalecemos a cultura gamer, incentivamos o surgimento de talentos e mostramos que o esporte vai muito além das quadras e dos campos.”
Segundo o presidente da Anjo Games e coordenador-geral do projeto, Lucas Vinícius, a expectativa é que 2,4 mil pessoas visitem o evento nas quatro etapas. “O Cerrado Cup une as comunidades geek, gamer e de tecnologia”, observa. “A tecnologia hoje é tão importante quanto ter um segundo idioma, praticamente. Então, a ideia é levá-la para todos, principalmente estudantes e jovens em situação de vulnerabilidade, para terem contato com o e-sport, um ramo que está crescendo muito, podendo sair daqui como competidores a nível nacional e até mesmo mundial”.
Público diversificado
O estudante Gabriel Rodrigues, 15 anos, está participando da primeira fase, confiante em que também disputará a final do torneio. “Quero muito ganhar, vou dar o meu máximo”, diz ele, que reuniu um grupo para curtir a oportunidade. “Os jogos conectam as pessoas muito bem. Já criei muitas amizades por causa do Valorant”, conta o jovem, citando o nome do jogo pelo qual vai competir.
O mesmo título foi escolhido pela estudante Maria Eduarda Dantas, 17, que elogia a estrutura do evento: “Já participei de outros dois campeonatos, e esse aqui está sendo o melhor de todos. Tem PCs, fliperamas, jogos de PS e Xbox, várias plataformas. Dá oportunidade para quem não tem [esses dispositivos] em casa e fica aberto para as pessoas jogarem”.
Outro competidor é o autônomo Glivertton Rosa, 44, que pontua: não há idade para se divertir e investir no sonho de ser profissional no esporte. “Tem espaço para todo mundo”, reforça. “O videogame deixou de ser simplesmente um hobby. Para aqueles que têm talento e se dedicam, é um esporte como qualquer outro e tem uma boa remuneração, dependendo da técnica e do seu treino. Então, é um momento muito bom para a garotada que está querendo chegar e se tornar profissional”.
Além das disputas, o público pode participar das arenas livres. Há a Arena Just Dance, a Arena Corrida com simuladores realistas, a nostálgica Arena Fliperama e o Museu do Videogame Retrô, com consoles clássicos dos anos 1980 até os anos 2010. Tendo a inclusão entre as prioridades, o evento oferece controle adaptado para pessoas com deficiência motora, presença de intérpretes de Libras, comunicação acessível e infraestrutura com rampas e sinalização adequada.
Brasília celebra os 118 anos de Oscar Niemeyer com homenagem no Café-Escola Senac Casa de Chá
Brasília vai reverenciar, nesta segunda-feira (15), os 118 anos...
Vagas permanecem abertas até 29 de dezembro para Alexânia, Aloândia, Alto Paraíso de Goiás, Aparecida de Goiânia, Araçu, Caldazinha, Edéia, Flores de Goiás, Goiânia,...
Treinador português deixa o comando da Raposa menos de 24 horas depois da derrota para o Corinthians; clube confirma coletiva nesta segunda-feiraMenos de 24...
Presidente Lula atribui avanço à qualidade da produção nacional e à atuação conjunta do governo, com impacto bilionário nas vendas externasO presidente Luiz Inácio...
Homenagem reconhece trajetória artística marcada pela resistência, crítica social e afirmação de identidades ao longo de mais de seis décadasO cantor e compositor Milton...