
Defesa Civil Alerta envia mensagens emergenciais para celulares e será ampliado para todo o Brasil até o fim do ano
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acionou, nesta quinta-feira (13), o novo sistema Defesa Civil Alerta, que começa a operar no Nordeste com o objetivo de alertar a população sobre riscos iminentes de desastres naturais. A cerimônia foi realizada no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, com a presença de ministros e autoridades.
Durante o evento, celulares de moradores de 36 municípios nordestinos receberam mensagens emergenciais como parte do teste da nova tecnologia. O sistema envia alertas diretamente à tela dos aparelhos, mesmo quando estão no modo silencioso, garantindo maior alcance e agilidade nas respostas da população.
“Muitas vezes as pessoas ficam sem nenhuma informação. Se tem um desespero e as pessoas saem sem orientação, essa saída de forma desordenada complica mais do que ajuda”, destacou Lula, ao defender a importância da iniciativa e da formação de uma Defesa Civil profissional em todos os municípios brasileiros.
Além do presidente, participaram do lançamento os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Marina Silva (Meio Ambiente), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.
Segundo Góes, o sistema já foi implantado em regiões do Sul e Sudeste no ano passado e deverá cobrir todo o território nacional até o segundo semestre deste ano. “Até o segundo semestre, 100% do Brasil terá esse sistema de alerta disponível”, afirmou o ministro.