
Frente fria intensa e ciclone extratropical devem provocar temperaturas abaixo de zero e possibilidade de neve no Sul do país
O Brasil pode presenciar o primeiro episódio de neve do ano entre a noite desta quarta-feira (28) e a manhã de quinta-feira (29). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e atinge áreas de alta altitude das serras gaúcha, catarinense e do sul do Paraná.
Há alta probabilidade de neve nos municípios de Bom Jesus, São José dos Ausentes, Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, e em São Joaquim, Urupema e Urubici, em Santa Catarina. A expectativa é de temperaturas mínimas abaixo de zero e formação de geadas.
Segundo o Inmet, a condição é provocada pela atuação de uma frente fria intensa, associada à formação de um ciclone extratropical no oceano, na altura do Rio Grande do Sul. Além da possibilidade de neve, a frente fria mantém chuvas persistentes em boa parte da Região Sul.
O frio também deve se espalhar para outras regiões do país. Áreas do Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, também sentirão os efeitos da massa de ar polar.
A previsão é de que, até a próxima sexta-feira (30), as temperaturas caiam mais de 15°C em diversas localidades, especialmente na Região Sul, que deve registrar os menores índices térmicos do ano até o momento.