
Evento gratuito reúne música, oficinas e debates para celebrar a pluralidade cultural e fortalecer o diálogo democrático em Brasília
Na próxima quarta-feira (21), a Praça dos Três Poderes, em Brasília, será o centro das celebrações pelo Dia Mundial da Diversidade Cultural. A programação, gratuita e aberta ao público, reunirá grandes nomes da música brasileira, como Maria Gadú, Ana Castela, Diogo Nogueira, Bell Marques e Frejat, além de oficinas, exposições e debates sobre diversidade, democracia e economia criativa.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF), em parceria com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Instituto Integra Mais Um. Segundo os organizadores, o objetivo é promover o intercâmbio de saberes e manifestações artísticas que representam a pluralidade cultural brasileira, reforçando valores democráticos por meio da arte.
“A proposta é democratizar a cultura e incentivar a formação de públicos, impulsionando a cadeia produtiva em diferentes níveis”, explica Claudio Abrantes, titular da Secec-DF. O projeto conta com R$ 3,5 milhões em investimentos via edital de chamamento.
As atividades terão início às 9h, com a abertura de exposições de artesanato e gastronomia. A programação ao longo do dia inclui palestras, rodas de conversa e apresentações culturais, com destaque para a participação de Preto Zezé, Eclen Souza, Anderson Quack e Lucas Grooveonline.
O palco principal será ocupado a partir das 18h, com a seguinte programação:
-
18h: Maria Gadú
-
19h10: Ana Castela
-
20h50: Diogo Nogueira
-
22h30: Bell Marques
-
00h20: Frejat
O secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, destacou a importância do evento: “Celebrar a diversidade cultural é reafirmar o compromisso com os direitos humanos, a inclusão e o respeito às múltiplas identidades. Essa parceria entre GDF e STF simboliza o papel essencial da cultura na construção de uma sociedade mais justa.”
O acesso ao evento será controlado por meio de ingressos gratuitos disponíveis na plataforma Sympla (limitado a um por CPF). A segurança será realizada pela Polícia Militar do DF e equipe privada. A estrutura do evento também inclui praça de alimentação, área reservada para pessoas com deficiência (PcDs) e atividades paralelas como graffiti e batalha de rimas com MCs locais.