
Candidatos que discordam do resultado provisório devem enviar solicitação exclusivamente pelo Sistema Revalida; resultado final será divulgado em 3 de junho.
Os candidatos da primeira edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) têm até esta quinta-feira (15) para apresentar recurso contra o resultado provisório da prova discursiva. A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo Sistema Revalida, de forma online. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta que não serão aceitos recursos fora do prazo ou enviados por outros meios.
O Revalida é aplicado desde 2011 para avaliar médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior que desejam atuar profissionalmente no Brasil. O exame tem o objetivo de assegurar a qualidade da formação médica e do atendimento prestado à população.
A primeira etapa do Revalida 2025 foi realizada em 23 de março e contou com a participação de 93,63% dos 17.778 inscritos. Para prosseguir à segunda fase, prática, os participantes devem ser aprovados na etapa teórica.
Regras para os recursos
Os candidatos podem recorrer apenas quanto às pontuações atribuídas a cada quesito avaliado na prova discursiva, com base na versão definitiva do padrão de resposta. A identificação pessoal nos campos do recurso é proibida e leva à reprovação automática da solicitação.
A análise será realizada por banca corretora e trará justificativas individualizadas para o deferimento ou indeferimento de cada recurso.
O resultado final da primeira etapa será divulgado no dia 3 de junho, na Página do Participante, mediante login no portal Gov.br.
O exame do Revalida é composto por duas etapas eliminatórias: a primeira (teórica) e a segunda (prática). As provas abordam as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade. A revalidação do diploma é feita por universidades públicas que aderiram ao sistema.