
Durante o 14º Lide Brazil Investment Forum, realizado nesta terça-feira (13) no The Harvard Club, em Nova Iorque
o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, destacou os avanços econômicos e o crescimento do turismo em Brasília. Participando do painel “As relações econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos”, o governador ressaltou a vocação turística da capital, que se tornou o segundo destino mais procurado do país no último feriado de 21 de abril, com lotação máxima nos hotéis.
Segundo Ibaneis, desde o início de sua gestão em 2019, o turismo na cidade cresceu cerca de 40%, gerando empregos e fortalecendo a economia local. Ele também destacou o papel estratégico da capital na logística nacional, citando a presença de empresas como Amazon e Mercado Livre, além do potencial do Aeroporto Internacional de Brasília.
Nas relações internacionais, Ibaneis apontou que 17% da balança comercial do DF estão ligados aos EUA, movimentando cerca de US$ 328 milhões por ano. Ele ainda homenageou o legado do ex-presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília, como símbolo de integração e desenvolvimento do país.
O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, também participou do painel, destacando os desafios do comércio com os EUA frente ao aumento do protecionismo. Ele defendeu uma ação coordenada entre governo, setor produtivo e sistema financeiro para transformar desafios em oportunidades, promovendo um desenvolvimento econômico sustentável e soberano.
Durante a viagem oficial aos EUA, Ibaneis Rocha transmitiu o cargo para a vice-governadora Celina Leão, que assume como governadora em exercício até o dia 17 de maio.