
Desde a digitalização completa do sistema de transporte coletivo, mais de 140 mil novos cartões foram emitidos
Desde que o transporte público coletivo do Distrito Federal passou a operar 100% de forma digital, em dezembro de 2024, 142.367 novos Cartões Mobilidade foram emitidos. O número total de usuários que utilizam esse modelo de pagamento chegou a 719.624 em abril de 2025, de acordo com dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF).
Atualmente, cerca de 35% dos acessos aos coletivos são feitos com o Cartão Mobilidade, e o crescimento da adesão é atribuído, principalmente, à implementação do programa Vai de Graça, que oferece gratuidade nas tarifas aos domingos.
“A demanda por transporte público coletivo no Distrito Federal vem crescendo a cada dia, passando da média de 1,3 milhão de acessos em dias úteis; e aos domingos, quando funciona o Vai de Graça, o movimento de passageiros cresceu cerca de 60% em relação aos fins de semana antes do programa”, afirmou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Integração e facilidades
O Cartão Mobilidade é um dos principais meios de acesso ao benefício da integração tarifária, que permite ao usuário utilizar até três modais (ônibus, BRT e metrô) num intervalo de até três horas por uma única tarifa de R$ 5,50. O outro modelo com direito à integração é o Vale-Transporte, que representa 20% dos acessos ao transporte.
Outros cartões utilizados na rede pública de transporte são:
Passe Livre Estudantil – 15% das viagens
Especial (PcD) – 6%
Sênior – 4%
Cartões bancários (por aproximação) – 8,5%
Além disso, há registros de uso de bilhetes avulsos, cartões funcionais, infantis e acessos gratuitos pelo programa Vai de Graça.
Números totais e recargas
O GDF já emitiu mais de 1,4 milhão de cartões de transporte. A distribuição atual é:
719.624 – Cartões Mobilidade
300.243 – Passe Livre Estudantil
232.995 – Vale-Transporte
78.939 – Cartão Sênior
65.523 – Cartão PcD
9.301 – Cartão Criança
Segundo o BRB Mobilidade, 57% das recargas do Cartão Mobilidade são feitas via PIX. Há ainda 215 pontos físicos de recarga e 70 locais de emissão espalhados pelo DF.