
Treinador italiano assume o comando da equipe em junho e estreia será nas Eliminatórias da Copa do Mundo
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente nesta segunda-feira (12) a contratação do italiano Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira. Aos 65 anos, o atual treinador do Real Madrid assumirá a equipe após o término da temporada europeia e fará sua estreia nos jogos contra Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, no próximo mês.
A chegada de Ancelotti é considerada um marco para o futebol brasileiro. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, exaltou o impacto da contratação:
“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio”.
Um dos técnicos mais vitoriosos da história
Carlo Ancelotti é amplamente reconhecido como um dos maiores treinadores da história do futebol. Em seu currículo estão passagens vitoriosas por Milan, Chelsea, Paris Saint-Germain, Bayern de Munique e Real Madrid. Ele é o único técnico a conquistar os campeonatos nacionais das cinco principais ligas da Europa (Itália, Inglaterra, França, Alemanha e Espanha).
Além disso, Ancelotti detém o recorde de quatro títulos da Liga dos Campeões da UEFA como treinador — dois com o Milan (2003 e 2007) e dois com o Real Madrid (2014 e 2022).
Expectativa de retomada da hegemonia
Com a contratação do treinador italiano, a CBF aposta em sua experiência, liderança e histórico de conquistas para reconduzir a Seleção Brasileira ao protagonismo internacional, mirando especialmente a Copa do Mundo de 2026.
A apresentação oficial de Ancelotti deve ocorrer no Brasil nas próximas semanas, e os primeiros convocados sob sua gestão serão conhecidos em breve, já com foco total nas Eliminatórias.