AgroBrasília 2025 espera recorde de público e expositores com foco em inovação e inclusão

Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

Evento será realizado de 20 a 24 de maio e contará com mais de 600 expositores, áreas dedicadas à tecnologia, sustentabilidade e agricultura familiar

 

 

Entre os dias 20 e 24 de maio, o Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, sediará a 16ª edição da AgroBrasília, considerada a principal feira de agronegócio do Planalto Central. Com o tema “Agro para Todos”, a feira reafirma seu papel como vitrine de inovações, negócios e capacitação para produtores de todos os tamanhos e áreas de atuação.

Promovida pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a AgroBrasília contará com o apoio da Seagri-DF, Emater-DF e Ceasa-DF, e reunirá um número recorde de 600 expositores. A expectativa é ultrapassar os 170 mil visitantes registrados na última edição.

“A AgroBrasília representa sempre um ganho tecnológico para o produtor, que se reflete em produtividade e sustentabilidade”, afirmou José Guilherme Brenner, presidente da feira e da Coopa-DF.

Inovação e tecnologia ganham espaço

Um dos destaques de 2025 é a criação do Ambiente de Inovação e Tecnologia (Aitec), com 1,2 mil m² dedicados à Vila Startups, arenas de drones e palestras. O espaço foca em temas como mudanças climáticas e crescimento da demanda por alimentos, reforçando o papel do agronegócio diante dos desafios globais.

 

Foco na agricultura familiar

A agricultura familiar segue como uma das protagonistas do evento. A Emater-DF coordena uma área de 20.700 m², com dez circuitos temáticos que abordam desde a agroindustrialização até a piscicultura, mecanização, bioinsumos e artesanato.

“O cheiro-verde, o tomate, a alface vêm da agricultura familiar. Eles movimentam a economia com gestão e comercialização dos seus produtos”, destaca Ricardo Luz, da Emater-DF.

Este ano, a feira também marcará o lançamento da Rota do Queijo Artesanal no DF e a conquista histórica do registro provisório do queijo artesanal, reivindicado há mais de 30 anos por produtores de leite.

Inclusão e apoio aos pequenos produtores

A Emater-DF deve garantir transporte e alimentação para mais de 1.500 agricultores familiares participarem do evento. Entre eles está Lucimar Ferreira dos Santos, do Assentamento Patrícia Aparecida (Paranoá), que cultiva hortaliças e produz mel com apoio da empresa pública.

“É uma oportunidade maravilhosa. Vai me ajudar com a tecnologia. É uma porta aberta”, comemorou Lucimar.

A extensionista Yokowama Odaguiri Cabral reforça a importância do evento para a transformação da realidade no campo:

“Eles conhecem novas técnicas, empreendem e geram renda dentro da propriedade”.