Ícone do site Brasiltimes – Notícias

Como bloquear ligações indesejadas no Brasil: “Não Me Perturbe”, aplicativos e soluções

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

 

Aprenda a usar a ferramenta “Não Me Perturbe”, bloquear números no Android e iOS e conhecer aplicativos para impedir chamadas de telemarketing e robocalls

Em todo o Brasil, milhares de consumidores têm se queixado de receber ligações automáticas constantemente, um problema cada vez mais comum que afeta o dia a dia de muitas pessoas. Essas chamadas, muitas vezes relacionadas ao telemarketing e chamadas automáticas conhecidas como robocalls, podem ser incômodas e abusivas. Para combater esse tipo de prática, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) oferece a ferramenta “Não Me Perturbe”, que ajuda os usuários a bloquear chamadas indesejadas de empresas.

O que é o “Não Me Perturbe” e como utilizá-lo?

A plataforma “Não Me Perturbe” foi criada pela Anatel para permitir que os consumidores bloqueiem ligações de telemarketing e robocalls. A plataforma tem o objetivo de proteger o direito dos cidadãos de não receberem chamadas automáticas incessantes. Para cadastrar o número e começar a bloquear as empresas, siga as etapas abaixo:

  1. Acesse o site oficial da plataforma e clique em “Cadastrar”.

  2. Preencha os dados: nome, sobrenome, CPF e clique em “Prosseguir”.

  3. Insira seu e-mail, clique em “Prosseguir”.

  4. Crie uma senha de oito caracteres, confirme e prossiga.

  5. Receba o código de confirmação por e-mail e insira-o no site.

  6. Após o cadastro, faça login e clique em “Novo bloqueio” para selecionar as empresas que você deseja bloquear.

Como bloquear números diretamente no seu smartphone

Além da plataforma “Não Me Perturbe”, é possível bloquear números de forma prática diretamente nas configurações do seu celular. Veja como fazer isso:

Aplicativos de bloqueio de chamadas

Além das opções nativas dos sistemas operacionais, também existem aplicativos especializados em bloquear chamadas indesejadas. Alguns desses aplicativos oferecem versões gratuitas, mas para funcionalidades ilimitadas, geralmente há planos pagos. Conheça dois dos mais populares:

Quando recorrer ao Procon

Se, mesmo após utilizar a plataforma “Não Me Perturbe” ou bloquear números individualmente, você continuar recebendo chamadas indesejadas, a recomendação é acionar o Procon. O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) pode intervir, notificando e até multando as empresas que realizam chamadas excessivas e abusivas.

Para registrar uma reclamação, basta acessar o site do Procon do seu estado e preencher o formulário online ou entrar em contato diretamente por telefone.

A prática abusiva de ligações automáticas e telemarketing não solicitadas é um problema crescente, mas com as ferramentas e medidas disponíveis, é possível reduzir o incômodo e garantir o respeito ao direito dos consumidores.

Sair da versão mobile