
Medida não se aplica a serviços essenciais como saúde, segurança e limpeza urbana.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decretou nesta sexta-feira (25) ponto facultativo na sexta-feira, 2 de maio, para os órgãos da administração pública direta e indireta. A decisão foi oficializada por meio do decreto nº 47.149/2025, publicado em edição extra do Diário Oficial do DF.
A medida estende o feriado do Dia do Trabalhador, comemorado na quinta-feira, 1º de maio, permitindo um feriado prolongado para servidores públicos.
No entanto, o decreto exclui da medida os serviços considerados essenciais. Setores como saúde, segurança pública, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, fiscalização urbanística, proteção ao consumidor, limpeza urbana, fiscalização de transporte e a força-tarefa instituída pelo decreto nº 43.054/2022 deverão funcionar normalmente, conforme orientações das chefias imediatas.
A decisão visa garantir a continuidade dos serviços essenciais, ao mesmo tempo em que proporciona uma pausa prolongada para os demais servidores públicos do DF.