Autoridades brasileiras acompanharão Lula no funeral do papa Francisco na Itália

Pixel de Impressão banner campanha dengue

Presidentes do Senado, Câmara e STF confirmam presença ao lado do presidente Lula e da primeira-dama Janja na cerimônia marcada para sábado, em Roma


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará à Itália nesta quinta-feira (24) para participar do funeral do papa Francisco, falecido nesta semana no Vaticano. Acompanhando o chefe do Executivo brasileiro, também estarão presentes os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre; da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

Segundo o Palácio do Planalto, os três presidentes de Poderes foram convidados oficialmente e já sinalizaram positivamente à participação na comitiva presidencial. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, também estará presente no velório.

A cerimônia fúnebre está marcada para sábado (26), às 10h (horário local), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O corpo do pontífice será trasladado nesta quarta-feira (23) da capela da Casa de Santa Marta, onde residia, para a basílica onde ocorrerá a celebração.

Após a missa, o caixão será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado, conforme o desejo manifestado pelo próprio papa Francisco em vida.

Até o momento, não foi informado se outras autoridades brasileiras foram convidadas para compor a delegação oficial.

O papa Francisco, primeiro pontífice jesuíta e latino-americano da história, exerceu um papel marcante no cenário religioso e político mundial. Sua trajetória foi marcada pelo compromisso com os mais pobres, o diálogo inter-religioso e a defesa de causas sociais e ambientais.