Hugo Calderano faz história e garante medalha inédita para o Brasil na Copa do Mundo de Tênis de Mesa

© Rémy Gros/WTT/Divulgação
Pixel de Impressão banner campanha dengue

 

 

Brasileiro vence japonês Tomakazu Harimoto e se torna o primeiro atleta das Américas a chegar ao pódio da competição em Macau; semifinal será neste sábado contra o chinês Wang Chuqin


O brasileiro Hugo Calderano fez história nesta sexta-feira (18) ao se tornar o primeiro atleta das Américas a garantir um lugar no pódio da etapa da Copa do Mundo de tênis de mesa, realizada em Macau, na China. Atual número cinco do mundo, o carioca de 28 anos venceu de virada o japonês Tomakazu Harimoto, terceiro colocado no ranking, por 4 sets a 1 (8/11, 11/8, 11/8, 11/8 e 12/10), avançando à semifinal da competição.

Com o resultado, Calderano também se tornou o único atleta não asiático entre os quatro semifinalistas do torneio. Como não há disputa de terceiro lugar na competição, o brasileiro já assegurou ao menos a medalha de bronze — a primeira do país e das Américas na história da Copa do Mundo. Mas Calderano quer mais: ele volta à mesa às 3h45 (horário de Brasília) deste sábado (19), para enfrentar o chinês Wang Chuqin, atual vice-líder do ranking mundial. A partida será transmitida gratuitamente pelo canal oficial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF World) no YouTube.

Esta será a primeira semifinal de Calderano na temporada, marcando seu melhor desempenho em 2024 até agora. A etapa em Macau reúne 48 dos melhores atletas do mundo e segue até domingo (20).

Além de Calderano, o Brasil teve outros representantes na competição. Bruna Takahashi, número 24 do mundo, chegou às quartas de final na chave feminina. A paulista chegou a vencer um set contra a chinesa Chen Xingtong, quarta do ranking, mas acabou eliminada após derrota por 4 a 1 (11/6, 6/11, 13/11, 11/7 e 11/7).

Vitor Ishiy e Eric Jouti também participaram do torneio, mas foram eliminados ainda na fase de grupos.

A campanha de Hugo Calderano em Macau é mais um marco no crescimento do tênis de mesa brasileiro, que agora sonha com uma medalha inédita de ouro em uma das principais competições da modalidade no cenário internacional.