Fecomércio-DF aponta aumento expressivo no consumo de peixes em 2025

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Venda de pescados deve crescer na Semana Santa de 2025, aponta Fecomércio-DF

 

Uma pesquisa inédita do Instituto Fecomércio-DF revelou que 79% dos comerciantes do Distrito Federal esperam um desempenho melhor nas vendas de pescados para a Semana Santa de 2025. Entre os entrevistados, 47% projetam um crescimento de até 10% no volume de vendas, enquanto 44,2% estimam um aumento entre 10% e 20%. Outros 18% acreditam que o desempenho será semelhante ao registrado em 2024, e apenas 3% preveem queda nas vendas.

O levantamento abrangeu 173 empresas dos segmentos de supermercados, feiras, peixarias e açougues. De acordo com os dados, a maioria dos lojistas (71,7%) estima que os consumidores devem adquirir entre 2,1 kg e 3 kg de peixes por pessoa durante o período.

Entre os tipos de peixes mais procurados, os filés lideram com ampla vantagem, mencionados por 88,4% dos entrevistados. Em seguida, aparecem os cortes diversos de tambaqui (55,5%), pintado/surubim (51,4%), pescada (36,4%) e sardinha (28,3%). Além dos peixes, também há expectativa de aumento na procura por frutos do mar (74%), pratos ao estilo bacalhau (10%) ou ambos (16%).

Em relação aos preços, 41% dos lojistas afirmam que o quilo do peixe deverá variar entre R$ 31 e R$ 60, enquanto 38,7% estimam valores entre R$ 61 e R$ 90. A pesquisa ainda mostra que 92% dos comerciantes já possuem estoques preparados para atender à demanda do período.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, a tradição religiosa segue como um importante motor para a economia local. “A tradição religiosa da Semana Santa continua impulsionando a economia no setor de alimentos, especialmente no segmento de pescados. A experiência dos empresários mostra que os consumidores vêm se adaptando ao mercado, optando por alternativas mais acessíveis, como filés de tilápia, merluza e pescada, em busca de melhor custo-benefício, especialmente diante do preço médio do quilo, impactado por fatores como transporte e armazenamento”, destacou.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 16 de abril de 2025. A abordagem ocorreu de forma presencial com proprietários e gerentes de estabelecimentos comerciais, contemplando 173 empresas em 18 localidades e 17 regiões administrativas do Distrito Federal.