Governo lança campanha nacional de vacinação em escolas públicas para crianças e adolescentes

Fotos: Jhonathan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Iniciativa pretende imunizar quase 30 milhões de estudantes em mais de 5,5 mil municípios; ação vai de 14 a 25 de abril com apoio das redes estadual e municipal


O governo federal inicia, nesta segunda-feira (14), uma grande campanha de vacinação nas escolas públicas de todo o país, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. A ação, anunciada em cadeia nacional pelos ministros Camilo Santana (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde) nesta sexta-feira (11), será realizada em mais de 5,5 mil municípios, por meio do programa Saúde na Escola.

Com duração até o dia 25 de abril, a campanha tem como meta imunizar cerca de 30 milhões de estudantes em mais de 110 mil escolas da rede pública.

“O Brasil está dando a volta por cima e vamos, de novo, ser campeões do mundo na vacinação”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Para isso, vamos contar com uma grande mobilização nos estados, municípios e nas escolas públicas”, completou.

Já o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o empenho conjunto do governo federal e das administrações locais para garantir o sucesso da iniciativa.

“Estamos mobilizados para que cada escola pública do nosso país receba as vacinas que vão garantir mais saúde para os nossos estudantes”, afirmou.

Vacinas oferecidas

A campanha vai aplicar diferentes imunizantes, de acordo com a faixa etária dos alunos:

  • Para crianças menores de 5 anos (Ensino Infantil):

    • Febre amarela

    • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)

    • Tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche)

  • Para crianças e adolescentes de 5 a 14 anos:

    • Febre amarela

    • Tríplice viral

    • Tríplice bacteriana

    • Meningite

    • HPV

A vacinação será feita por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), nas próprias escolas ou em Unidades Básicas de Saúde (UBS), sempre com o consentimento dos pais ou responsáveis.

Caderneta de Vacinação Digital: tecnologia a favor da saúde

Durante o anúncio, os ministros também apresentaram uma novidade: a Caderneta de Vacinação Digital, que pode ser acessada e baixada pelo celular.

“Com a Caderneta Digital, você pode monitorar todas as vacinas, ficar em dia com a imunização e acompanhar informações importantes da saúde dos seus filhos. O sistema também envia alertas para lembrar a hora da próxima dose ou reforço”, explicou Padilha.

A campanha representa mais um passo na retomada da cultura de vacinação em massa no Brasil, após anos de queda nas coberturas vacinais e aumento da desinformação sobre imunizantes.

Com o envolvimento direto de escolas, profissionais de saúde e famílias, a expectativa é garantir a proteção coletiva e evitar o retorno de doenças já controladas no país.