Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira em todo o país

Foto de Mufid Majnun na Unsplash
Pixel de Impressão banner campanha dengue

Meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% dos grupos prioritários; vacina protege contra três cepas do vírus influenza e pode ser aplicada junto a outras do calendário oficial


Começa nesta segunda-feira (7) a campanha nacional de vacinação contra a influenza em todo o país. A ação tem como meta imunizar 90% dos grupos prioritários, entre eles crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, profissionais da saúde, professores e pessoas com doenças crônicas.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina oferecida pela rede pública protege contra três tipos de vírus influenza: H1N1, H3N2 e B, ajudando a reduzir em até 70% o risco de casos graves e óbitos. A aplicação pode ser feita conjuntamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Quem pode se vacinar

Além de crianças pequenas e idosos, integram os grupos prioritários da campanha:

  • Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);

  • Povos indígenas;

  • Pessoas com deficiência permanente;

  • Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo;

  • Trabalhadores portuários;

  • Pessoas em situação de rua;

  • Profissionais das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento;

  • Funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, incluindo jovens sob medida socioeducativa;

  • Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, de qualquer idade.

A vacina não é indicada para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de reação alérgica grave (anafilaxia) a doses anteriores do imunizante.

Calendário por regiões

A campanha deste ano será realizada em dois momentos, de acordo com o calendário sazonal de circulação do vírus:

  • Primeiro semestre (março e abril): Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste;

  • Segundo semestre (setembro): Região Norte, durante o chamado “inverno amazônico”, período de maior incidência da gripe na região.

Doses disponíveis

Para 2025, o governo adquiriu 73,6 milhões de doses, sendo 67,6 milhões destinadas às regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste ainda no primeiro semestre. As 5,9 milhões restantes serão enviadas ao Norte no segundo semestre.

Cobertura vacinal e alerta do governo

Em 2024, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários não passou de 55% nas regiões brasileiras, ficando em apenas 48,89% na Região Norte. Para este ano, o Ministério da Saúde reforça o apelo:

“Vacinar-se é um ato de cuidado próprio e coletivo. As vacinas são seguras, eficazes e gratuitas. Vamos aumentar a proteção de todos.”

A orientação é que os cidadãos dos grupos elegíveis procurem os postos de saúde mais próximos munidos de documento de identidade e, se possível, carteira de vacinação.

A campanha contra a gripe representa um passo importante na prevenção de surtos e na proteção das populações mais vulneráveis, principalmente às vésperas do outono e inverno.