Escola de Governo abre inscrições para capacitação em desenvolvimento na América Latina

foto :(Fernando Frazão/Agência Brasil)

Curso gratuito terá aulas presenciais no Brasil e no Chile e vagas para brasileiros e latino-americanos

A Escola de Governo e Desenvolvimento Maria da Conceição Tavares abre, nesta segunda-feira (31), as inscrições para sua primeira turma de capacitação em desenvolvimento econômico, social e ambiental voltada para o Brasil e países da América Latina. O curso é fruto de uma cooperação técnica entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).

Ao todo, serão 60 vagas, sendo 30 para brasileiros e 30 para cidadãos de outros países latino-americanos. As inscrições podem ser feitas no site da escola até o dia 25 de abril.

Quem pode participar?

O curso é destinado a servidores ou ex-servidores de bancos públicos de desenvolvimento do Brasil e da América Latina, além de profissionais de órgãos públicos afins, como ministérios, secretarias, agências reguladoras e de fomento, que atuem preferencialmente com financiamento ao desenvolvimento.

Os interessados devem ter graduação superior em qualquer área, além de fluência em português ou espanhol. Também é recomendado que tenham nível intermediário de leitura e compreensão em inglês.

A seleção dos candidatos buscará garantir diversidade de gênero e étnico-racial e, no caso dos estrangeiros, priorizará a participação de representantes de diferentes países da América Latina.

Como será o curso?

A capacitação será realizada ao longo de 2025, dividida em três etapas:

Junho: Primeira fase presencial na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, com cinco dias de atividades.
Junho a agosto: Segunda fase online, com aulas ao vivo de três horas de duração por 11 semanas.
Setembro: Última fase presencial na sede da Cepal, em Santiago, no Chile, com dois dias de atividades.

Os selecionados precisarão dedicar cerca de três horas semanais para estudo individual.

O curso é gratuito e não haverá cobrança de taxas de inscrição ou participação. No entanto, os custos de deslocamento e hospedagem para as atividades presenciais ficarão a cargo dos participantes ou de suas instituições de origem.

Formação para o futuro da América Latina

De acordo com o BNDES, o objetivo do curso é capacitar profissionais para os desafios específicos dos países latino-americanos, fortalecendo a execução de políticas públicas sustentáveis e formando líderes para atuar no desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.

Homenagem a Maria da Conceição Tavares

A escola recebe o nome da renomada economista Maria da Conceição Tavares, uma das intelectuais mais influentes da América Latina. Pesquisadora de temas como capitalismo tardio e subdesenvolvimento socioeconômico, a professora deixou um legado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade de Campinas (Unicamp), onde formou diversas gerações de economistas, incluindo a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-senador José Serra.

A economista foi uma defensora de uma sociedade mais justa e solidária, e sua trajetória inspira o propósito da escola de promover o desenvolvimento sustentável e a integração latino-americana.