
Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader
Para garantir um atendimento mais eficiente às crianças durante o período de sazonalidade respiratória – janeiro a junho –, o Governo do Distrito Federal (GDF) está investindo mais de R$ 17 milhões. Entre as iniciativas, destaca-se a aquisição de 1,9 mil cateteres nasais infantis de alto fluxo, que serão distribuídos nos oito hospitais da rede que atendem o público pediátrico. O resultado do pregão eletrônico foi divulgado, nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
“O cateter nasal de alto fluxo é a tecnologia não invasiva mais avançada disponível para tratar síndromes respiratórias em crianças. Ele desempenha um papel fundamental para evitar a intubação e até a reintubação”, explica a coordenadora de Atenção Especializada à Saúde (Cates) da Secretaria de Saúde (SES-DF), Julliana Macêdo.

O cateter nasal de alto fluxo é a tecnologia não invasiva mais avançada disponível para tratar síndromes respiratórias em crianças | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde
A tecnologia permite a oferta de maior volume de oxigênio aos pulmões por meio de dutos com diâmetro ampliado, conectados ao nariz da criança. A SES-DF, após uma experiência bem sucedida no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), padronizou esses equipamentos como parte do esforço para modernizar e estruturar o parque tecnológico da rede pública. “Incorporar esse recurso ao cotidiano dos hospitais reforça sua relevância clínica”, acrescenta Macêdo.
Medidas preventivas
Desde 1º de março, novos pediatras estão atuando em regime de plantão nos hospitais da rede. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações para atender à alta demanda por assistência médica durante o período de maior circulação de vírus respiratórios, como o sincicial respiratório (VSR), rinovírus humano (RVH) e influenza.
Juliana Macêdo destaca que os profissionais contratados atuam exclusivamente nos prontos-socorros – e não em ambulatórios –, cumprindo plantões de seis horas. “Neste primeiro mês de contrato, já observamos impactos positivos diretos nas equipes e no atendimento aos pacientes”, afirma. Atualmente, a rede pública conta com 475 pediatras em atividade.
Os hospitais da SES-DF que oferecem atendimento pediátrico são Brazlândia (HRBz), Ceilândia (HRC), Guará (HRGu), Planaltina (HRPL), Região Leste/Paranoá (HRL), Sobradinho (HRS), Taguatinga (HRT) e Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).
*Com informações da Secretaria de Saúde