
Vacinação será levada a locais de grande circulação para ampliar cobertura na cidade
A cidade do Rio de Janeiro inicia nesta segunda-feira (24) uma mobilização contra o sarampo, levando a vacina para locais de grande circulação de pessoas. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), busca ampliar a cobertura vacinal e evitar a disseminação da doença, que já teve casos registrados em cidades vizinhas, como São João de Meriti.
Onde se vacinar?
De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, a vacinação será realizada em dois pontos fixos:
Terminal Gentileza, na região portuária da cidade – com a presença do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio.
Além disso, a Central do Brasil, um dos pontos mais movimentados da capital, terá vacinação às terças e quintas-feiras, no mesmo horário.
Quem deve se vacinar?
A campanha tem como público-alvo:
Adultos de 18 a 59 anos que ainda não tomaram a vacina.
Pessoas de até 29 anos que receberam apenas uma dose, podendo agora completar o esquema vacinal com a segunda dose.
Segundo a SMS, o sarampo é uma doença altamente transmissível, que pode afetar qualquer faixa etária. A transmissão ocorre pelo contato direto com pessoas infectadas ou pela dispersão de partículas virais no ar, especialmente em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas.
Apesar de nenhum caso ter sido registrado na capital em 2025, cidades próximas já notificaram infecções, o que exige atenção redobrada das autoridades de saúde.
Postos de vacinação na cidade
A vacina contra o sarampo está disponível em todas as 239 unidades de Atenção Primária do município, como clínicas da família e centros municipais de saúde.
Além disso, há duas unidades com horários ampliados:
Super Centro Carioca de Vacinação – Botafogo (Zona Sul): atende todos os dias, das 8h às 22h.
Super Centro Carioca de Vacinação – Campo Grande (Zona Oeste): localizado no ParkShoppingCampoGrande, acompanha o horário de funcionamento do centro comercial.
Mobilização estadual contra o sarampo
No último sábado (22), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) realizou uma campanha de vacinação em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A ação, feita em parceria com o Ministério da Saúde, incluiu:
Aplicação de duas mil doses da vacina em bairros próximos aos casos confirmados.
Busca ativa por possíveis novos casos.
Capacitação de profissionais de saúde para identificação e combate à doença.
Na última semana, dois casos de sarampo foram confirmados no município, o que acendeu um alerta para a reintrodução do vírus.
Autoridades reforçam importância da vacina
O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, destacou a eficácia da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola:
“É uma vacina extremamente confiável. Ela já faz parte do nosso calendário há mais de 30 anos. Com o ciclo completo, garantimos a segurança do nosso país contra o sarampo, que já foi erradicado, mas exige nossos cuidados”.
Já a Secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, garantiu que as autoridades estão unidas para evitar surtos da doença:
“Desde a notificação da suspeita, temos dado apoio ao município de São João de Meriti e formado uma parceria forte com o Ministério da Saúde para controlar a situação”.
Por que se vacinar é essencial?
O sarampo já foi erradicado no Brasil, mas surtos podem acontecer quando a cobertura vacinal cai. A vacina é gratuita e segue sendo a melhor forma de proteção contra a doença.
A recomendação das autoridades é clara: se você ainda não está imunizado, aproveite a mobilização e se vacine!