Lula inaugura hospital universitário no Ceará e prevê crescimento acima de 3% para o Brasil

© Ricardo Stuckert/PR

Presidente destaca expansão econômica e fortalecimento do SUS em evento em Fortaleza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na tarde desta quarta-feira (19), da inauguração do Hospital Universitário Ceará (HUC), em Fortaleza. Durante a cerimônia, além de destacar a importância da nova unidade de saúde para a população, o presidente projetou um crescimento superior a 3% para a economia brasileira em 2025, contrariando previsões mais conservadoras.

Crescimento da economia e juros altos

Lula fez um desafio aos economistas e analistas de mercado ao afirmar que o Brasil continuará crescendo de forma expressiva.

“Eu quero fazer um desafio aos teóricos, o Brasil vai crescer outra vez acima de 3%. É o país que mais tem crescido no mundo, praticamente. Tem um ou dois países que crescem mais do que nós. E vai continuar crescendo porque o salário mínimo vai continuar crescendo acima da inflação, porque os acordos salariais vão ser feitos acima da inflação e porque a gente vai ter crédito para que as pessoas possam tomar dinheiro emprestado, pagar juro mais barato e fazer o investimento que quiserem”, afirmou o presidente.

A declaração veio logo após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciar um novo aumento na taxa Selic, elevando os juros básicos da economia para 14,25% ao ano. Lula, no entanto, não comentou a decisão do Banco Central, que justifica a alta dos juros como uma medida para conter a inflação.

Em 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 3,4%, colocando o país entre os cinco que mais avançaram entre 35 nações comparadas pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), ao lado de China, Dinamarca, Rússia e Costa Rica.

Maior hospital público do Ceará

Com um investimento de R$ 667 milhões em obras e equipamentos, o HUC será o maior hospital público do estado, oferecendo 832 leitos, sendo 652 gerais e 180 complementares. O hospital está vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE) e ocupa uma área de 78,6 mil metros quadrados dentro do campus Itaperi.

Nesta primeira fase de funcionamento, foram inaugurados 159 leitos e cinco serviços especializados:

  • Cirurgia vascular
  • Oncologia clínica e cirúrgica
  • Hematologia
  • Urologia
  • Cirurgia de cabeça e pescoço

Até abril, o hospital também passará a oferecer cirurgias ginecológicas e ortopédicas.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou que o hospital faz parte de um projeto de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós temos um projeto político de fortalecimento do SUS, de um SUS forte, eficiente e, acima de tudo, humanizado”, afirmou.

O reitor da UECE, Hidelbrando dos Santos Soares, ressaltou a importância do hospital para a saúde e para a pesquisa acadêmica no estado.

“Esse equipamento revolucionará a assistência em saúde nesse estado, garantirá formação de excelência na área de saúde e tornará esse grande equipamento uma plataforma de pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde”, declarou.

O hospital também se destacará na realização de transplantes de medula óssea, rim e fígado, incluindo transplantes hepáticos infantis, tornando-se o único do Nordeste a oferecer esse serviço.

Durante o evento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou um repasse adicional de R$ 200 milhões para o Instituto Doutor José Frota (IJF), maior hospital municipal de Fortaleza e principal centro de trauma do estado. O recurso permitirá a ampliação do número de leitos e exames de alta complexidade.

Outros compromissos

Mais cedo, no Rio Grande do Norte, Lula inaugurou a Barragem de Oiticica, em Jucurutu, obra que faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O reservatório teve sua capacidade ampliada de 75,56 milhões para 742 milhões de metros cúbicos, beneficiando diretamente 22 municípios e cerca de 294 mil pessoas.

Após a agenda no Ceará, o presidente retorna a Brasília, com chegada prevista para o final da noite desta quarta-feira.