Rio amplia vacinação contra a dengue para adolescentes de 17 e 18 anos

Pixel de Impressão banner campanha dengue

Medida busca utilizar 50 mil doses remanescentes até 26 de março

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro anunciou a ampliação da vacinação contra a dengue para adolescentes de 17 e 18 anos. A medida, válida até o dia 26 de março, tem o objetivo de aproveitar 50 mil doses remanescentes da campanha. Além desse novo grupo, a vacina segue disponível para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos que ainda não se imunizaram.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou que, embora os números da doença estejam menores do que no ano passado, a preocupação continua.

“Temos uma preocupação grande porque o número cresce em São Paulo, que já tem mais de 58 mil casos e a circulação da dengue tipo 3, que pode chegar ao Rio a qualquer momento”, afirmou.

Vacina segura e aprovada pela Anvisa

A SMS reforça que a vacina contra a dengue é segura e eficaz, tendo sido aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A campanha faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), tornando o Brasil o primeiro país do mundo a incorporar o imunizante à rede pública de saúde.

A cidade do Rio registrou, em fevereiro, a primeira morte causada pela doença neste ano. A vítima foi um homem de 38 anos, morador do bairro de Campo Grande, na zona oeste. Mais de mil casos de dengue já foram contabilizados na capital fluminense.

Onde se vacinar

Os interessados podem procurar unidades de saúde do município para receber a vacina dentro do prazo estabelecido. A imunização é considerada a principal ferramenta de prevenção contra a doença, aliada a ações para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus.