São Paulo entra em situação de epidemia de dengue com 134 mil casos e 126 mortes

Foto: Divulgação/Agência Brasil

 

Governo decreta emergência sanitária e intensifica ações de combate ao mosquito transmissor nas regiões mais afetadas

O estado de São Paulo atingiu, nesta sexta-feira (21), o patamar de 300 casos de dengue para cada 100 mil habitantes, número que configura situação de epidemia. Desde o início do ano, já foram registrados 134 mil casos da doença e 126 mortes. Outras 252 mortes estão sob investigação.

Diante do avanço da dengue, o governo estadual decretou emergência sanitária na última quarta-feira (19) e intensificou as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti. A situação atual representa um crescimento expressivo em relação a 2023. No mesmo período do ano passado, foram contabilizados 198 mil casos e 159 óbitos, com uma incidência de 446,3 casos para cada 100 mil habitantes.

Força-tarefa contra a dengue

Para enfrentar o aumento dos casos, a Secretaria Estadual de Saúde mobilizou uma força-tarefa para atuar nos municípios mais afetados, incluindo Bauru, Araçatuba, Marília e São José do Rio Preto. Nesta sexta-feira, equipes de vigilância epidemiológica estiveram na cidade de Conchas, que registra um dos maiores índices da doença no estado, com 9,9 mil casos a cada 100 mil habitantes.

A secretária-executiva da Saúde, Priscilla Perdicaris, destacou o apoio prestado aos municípios mais críticos. “Trouxemos nossa equipe de vigilância em saúde e epidemiológica para apoiar os serviços municipais. Alinhamos com a atenção básica local o suporte necessário para as tendas de hidratação e a regulação de casos mais graves de pacientes”, afirmou.