Ministro Paulo Teixeira afirma que preços dos alimentos começam a cair, mas destaca necessidade de novas medidas

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

 

Alimentos exportáveis, como carnes e açúcar, seguem monitorados pelo governo

Os consumidores brasileiros já podem perceber uma queda nos preços dos alimentos nos supermercados, afirmou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, nesta quinta-feira (20). Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, ele destacou que, embora a redução já seja visível, ainda há espaço para novas quedas.

“Se você for ao supermercado hoje, vai ver que os preços estão bem melhores que há um mês ou dois. É o momento de o povo vivenciar [a queda dos preços]. Mas tem muito o que fazer ainda. Os produtos vão baixar mais. Temos que tomar todas as medidas pra baixar os preços dos produtos”, afirmou.

De acordo com Teixeira, a alta dos preços registrada nos últimos meses teve relação direta com a valorização do dólar, especialmente durante as eleições nos Estados Unidos. “O dólar estava R$ 5,70 e passou para R$ 6,30. Todos os alimentos que estão ancorados no dólar, porque são exportáveis, subiram junto”, explicou.

Agora, com a estabilização da moeda norte-americana, o ministro aponta que os preços começam a recuar. “Esses alimentos que estão ancorados no dólar, à medida que o dólar baixou, estão baixando. Mesmo as carnes estão baixando”, disse.

No entanto, alguns produtos seguem apresentando preços elevados, como ovos, açúcar, café e laranja. O governo está realizando estudos para entender os fatores que mantêm esses itens acima da média e buscar soluções para reduzir seus valores.

A expectativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário é de que medidas de controle e incentivo à produção possam ampliar a queda nos preços e aliviar o custo de vida da população brasileira.