Futebol Brasileiro em Chamas: Jogadores Se Revoltam Contra Gramado Sintético!”

Foto de Fancy Crave na Unsplash

 

Jogadores criticam qualidade dos campos e pedem que sejam mais ouvidos na decisão

Grandes nomes do futebol brasileiro, como Neymar, Bruno Henrique, Lucas Moura, Philippe Coutinho, Thiago Silva e Gabigol, lançaram uma campanha nas redes sociais nesta terça-feira (18) contra o uso de gramados sintéticos nos estádios do país. A iniciativa critica a escolha desse tipo de piso e pede que os jogadores sejam mais consultados sobre as condições dos campos.

Críticas e reivindicações

No comunicado, os atletas classificam os gramados sintéticos como um “absurdo” e defendem que, em vez de adotar o piso artificial, os clubes deveriam investir na melhoria dos gramados naturais. Eles citam ligas estrangeiras como exemplo de lugares onde os jogadores são mais ouvidos sobre a qualidade do campo de jogo.

“Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso que os atletas jogam e treinam”, afirma a nota.

Clubes que adotaram o gramado sintético

O Athletico Paranaense foi o pioneiro na implementação da grama artificial em 2016, na Arena da Baixada. O Palmeiras seguiu o exemplo em 2020, e o Botafogo fez a troca no Estádio Nilton Santos (Engenhão) em 2023. Mais recentemente, o Atlético Mineiro anunciou a substituição do gramado natural pelo sintético na Arena MRV.

Os jogadores contrários ao sintético argumentam que ele aumenta a temperatura do campo e pode causar maior desgaste físico. Em 2023, o Flamengo mediu a temperatura dos gramados no seu centro de treinamento e registrou 70°C nos campos de grama sintética em um dia de calor extremo.

Futuro do debate

A discussão sobre a proibição ou limitação do uso de gramados artificiais pode ganhar força nos próximos meses. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os clubes precisarão avaliar os impactos da campanha e as possíveis mudanças no regulamento do futebol nacional.