CNU: Convocados para cursos de formação têm até hoje para confirmar participação

© Paulo Pinto/Agência Brasil

Candidatos que não se manifestarem serão eliminados da disputa pelo cargo convocado

Os candidatos convocados na segunda lista do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) têm até esta quarta-feira (12) para confirmar a participação nos cursos de formação inicial de carreiras. A confirmação deve ser feita na Área do Candidato, no site da Fundação Cesgranrio, responsável pelo exame. Somente aqueles que responderem à convocação terão a vaga garantida.

Os convocados que não confirmarem a participação ou recusarem a vaga serão automaticamente eliminados do cargo para o qual foram chamados e dos cargos indicados como menor preferência na inscrição. No entanto, continuarão concorrendo aos cargos considerados de maior preferência.

Cursos de formação e cargos envolvidos

Os cursos de formação são voltados para candidatos de nível superior aprovados nos blocos temáticos de 1 a 7. O objetivo é desenvolver habilidades específicas e transversais para atuação no setor público.

Nove cargos exigem participação no curso de formação:

  1. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)
  2. Analista de Comércio Exterior (ACE)
  3. Analista em Tecnologia da Informação (ATI)
  4. Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS)
  5. Analista de Infraestrutura (AIE)
  6. Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT)
  7. Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia (Aneel)
  8. Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários (Antaq)
  9. Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgará editais específicos em março, detalhando a realização de cada um dos nove cursos.

Detalhes do curso de formação

O curso de formação é uma etapa eliminatória e classificatória do CPNU, sendo decisiva para a continuidade no concurso. Durante as aulas, os candidatos serão orientados por valores como ética, equidade, sustentabilidade e foco nos resultados para o cidadão.

As aulas serão ministradas em Brasília e no Rio de Janeiro, com exceção do curso de Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT), que será realizado no formato híbrido. A formação será conduzida por instituições como a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe), além das agências reguladoras Aneel, Antaq e ANS.

A carga horária dos cursos varia entre 140 e 580 horas, dependendo do cargo. Para aprovação, os candidatos devem:

  • Frequência mínima de 75% nas aulas presenciais
  • Obter pelo menos 70% dos pontos nas avaliações do curso

Ao término da formação, os candidatos terão seus resultados finais divulgados, em data a ser informada nos editais complementares.

Matrículas e custos

Após a confirmação de participação, os candidatos deverão realizar a matrícula no curso de formação entre 10 e 18 de março, seguindo o cronograma de cada cargo. No ato da matrícula, será necessário apresentar:

  • Documento de identidade ou CNH com CPF e foto
  • Comprovante de pedido de licença (para servidores públicos federais)
  • Conta corrente própria para recebimento do auxílio financeiro

Os custos com transporte, alimentação, saúde e estadia durante a formação serão de responsabilidade do candidato, pois as unidades que oferecem os cursos não disponibilizam alojamento.

Durante esse período, os convocados receberão 50% da remuneração inicial prevista para o cargo, com os devidos descontos legais. Servidores públicos federais já ativos podem optar por manter seus vencimentos atuais, desde que apresentem a documentação comprobatória.

Próximas convocações e lista definitiva

Caso haja novas desistências ou candidatos que não confirmem participação até 12 de fevereiro, haverá uma terceira e última convocação em 18 de fevereiro.

Já no dia 28 de fevereiro, o Ministério da Gestão publicará a lista definitiva de classificação para todos os cargos, além da relação final de convocados para matrícula e as listas de espera do concurso unificado.