
Pesquisa da CNC aponta redução no número de devedores, mas projeções indicam crescimento do endividamento até o fim de 2025
Uma pesquisa divulgada na última quinta-feira (6) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou uma melhora na situação financeira das famílias brasileiras. Em janeiro, 76,1% das famílias estavam endividadas, uma redução de 0,6 ponto percentual em relação a dezembro e 2 pontos percentuais abaixo do registrado no mesmo período de 2024.
Para algumas pessoas, a melhora no cenário veio com um controle mais rígido dos gastos. A professora Danieli Silveira conseguiu sair do endividamento ao reduzir compras parceladas e priorizar pagamentos à vista. “É assim que estou me policiando e conscientizando que o consumo saudável é a melhor saída”, explica. Após enfrentar dificuldades financeiras devido ao desemprego, Danieli reforça sua decisão: “Não quero passar por isso novamente”.
No entanto, nem todos os brasileiros conseguiram reverter suas dívidas. O técnico em logística Cesar (nome fictício) enfrenta dificuldades financeiras após sua esposa precisar se afastar do trabalho para tratar.