Inmet emite alertas de chuva e calor extremo para diversas regiões do país

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Defesa Civil monitora áreas alagadas no litoral sul de São Paulo; calor intenso atinge Sul do Brasil

 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas meteorológicos para este sábado (8) no Brasil, destacando o risco de chuvas intensas e calor extremo. As regiões mais afetadas incluem o Sul, Norte, Centro-Oeste e parte do Sudeste e Nordeste do país.

No Sul, o alerta de calor intenso se divide em duas áreas: uma mais severa, no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e outra moderada, abrangendo o litoral dos dois estados e do Paraná.

Já os alertas de chuva intensa se estendem por toda a Amazônia, região central, parte do Nordeste e do Sudeste. O cenário mais preocupante ocorre na Região Norte, onde há previsão de tempestades severas. No Centro-Sul, as precipitações devem ocorrer de forma mais pontual, com pancadas de verão típicas da estação.

Alagamentos no Vale do Ribeira complicam acessos

Um alerta especial foi emitido para o litoral norte do Paraná e o litoral sul de São Paulo, devido ao acumulado de chuvas nos últimos dias. O Vale do Ribeira, que já enfrentava instabilidades climáticas, voltou a registrar chuvas fortes desde a madrugada deste sábado.

A situação mais crítica ocorre em Pariquera-Açu (SP), onde o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil informaram alagamentos em vários bairros, incluindo o centro da cidade. O acesso ao município está comprometido, com bloqueios na Rodovia Ivo Zanella (SP-222) devido a queda de árvores, alagamentos e deslizamentos de terra.

As equipes de resgate estão atuando na remoção de famílias em áreas alagadas, mas a intensidade das chuvas já diminuiu na região. A expectativa é que os moradores possam retornar às suas casas ainda neste sábado. Para auxiliar no deslocamento e resgate, duas balsas de Cajati, um barco de Registro e um barco de Iguape já estão a caminho da cidade. Bombeiros de Jacupiranga e Eldorado também foram mobilizados com uma embarcação para reforçar os trabalhos de resgate e suporte à população.