Rio de Janeiro bate recorde de apreensão de fuzis em janeiro

© Tomaz Silva/Agência Brasil

 

Polícia Militar recolheu 84 fuzis no mês, maior número da série histórica iniciada em 2015; Polícia Federal também interceptou carregamento de armas

 

 

A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) apreendeu 410 armas de fogo em janeiro deste ano, sendo 84 fuzis, o maior número já registrado em um único mês desde o início da série histórica, em 2015. A maior parte das apreensões ocorreu na Baixada Fluminense, região marcada por disputas entre facções criminosas rivais.

O número de fuzis apreendidos no mês passado supera em 58% o total registrado em janeiro de 2023, quando 53 unidades foram retiradas de circulação. O recorde anterior havia sido em agosto de 2024, com 78 fuzis apreendidos.

Polícia Federal intercepta carregamento de armas

Além das apreensões da PMERJ, a Polícia Federal (PF) prendeu dois homens e apreendeu 11 fuzis durante uma operação na RJ-127, na altura de Paracambi, na região metropolitana do Rio. A ação foi realizada na madrugada da última quinta-feira (30) pela Delegacia de Repressão a Drogas (DRE) da Superintendência da PF no estado.

Os agentes abordaram um carro e uma motocicleta, que transportavam as armas em três bolsas. O arsenal era composto por oito fuzis calibre 5.56 e três de calibre 7.62, além dos veículos utilizados no transporte.

Segundo as investigações, o armamento teria como destino o Complexo da Penha, uma das principais bases do Comando Vermelho, maior facção criminosa do Rio de Janeiro. Essas apreensões, no entanto, não entram na estatística oficial da Polícia Militar.