ANA avalia qualidade da água no rio Tocantins após desabamento da ponte JK

© Antonio Lima/SECOM

 

Carga tóxica de caminhões acidentados preocupa autoridades; mortes e desaparecidos são confirmados

 

 

A Agência Nacional de Águas (ANA) informou nesta terça-feira (24) que iniciou análises da qualidade da água no rio Tocantins, após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, que liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). O acidente, que causou a queda de quatro caminhões no rio, levantou preocupações devido à presença de cargas químicas, como pesticidas e ácido sulfúrico, entre os materiais transportados.

De acordo com nota divulgada pela ANA, o foco das análises é garantir a segurança do abastecimento de água rio abaixo, a partir do ponto do acidente. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão, amostras estão sendo coletadas para identificar possíveis contaminações na água, com destaque para os princípios ativos dos pesticidas potencialmente lançados no rio.

As notas fiscais dos caminhões apontam quantidades significativas de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico, mas ainda não há confirmação sobre o rompimento das embalagens. “Em função do acondicionamento, as embalagens podem ter permanecido intactas”, informou a ANA.

Por conta da toxicidade das cargas, buscas subaquáticas foram suspensas no domingo (22) e segunda-feira (23). O Corpo de Bombeiros do Maranhão confirmou até o momento a morte de quatro pessoas (três mulheres e um homem) e o desaparecimento de outras 13.

Reunião de crise e investigação

Uma reunião da “sala de crise” está agendada para quinta-feira (26) com o objetivo de monitorar os impactos do acidente sobre os usos múltiplos da água. Além da ANA, participam do encontro órgãos como Ibama, Cemaden, DNIT e Ministério da Saúde.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) enviou técnicos ao local para apurar as causas do acidente. Segundo a análise inicial, o desabamento ocorreu devido ao colapso do vão central da ponte.

Importância do rio Tocantins

O rio Tocantins é um dos mais importantes da região, com alta navegabilidade, grande potencial para geração de energia e papel essencial no abastecimento de água para diversos municípios.