Aeronave atingiu prédios e residência antes de cair; duas pessoas ficaram feridas e 15 foram hospitalizadas por inalação de fumaça
Na manhã deste domingo (22), um avião de pequeno porte caiu em Gramado, no Rio Grande do Sul, causando a morte dos dez ocupantes, segundo informações preliminares da Defesa Civil e do governador Eduardo Leite. O acidente ocorreu após a aeronave colidir com a chaminé de um prédio e atingir o segundo andar de uma residência antes de cair sobre uma loja de móveis.
“Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram. No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos”, declarou o governador em suas redes sociais.
Destruição e vítimas
Além do impacto fatal para os ocupantes do avião, destroços da queda atingiram uma pousada, ferindo pelo menos duas pessoas que foram encaminhadas ao hospital. O Corpo de Bombeiros Militar controlou o incêndio causado pela queda, e outras 15 pessoas receberam atendimento hospitalar devido à inalação de fumaça.
A aeronave decolou da cidade vizinha de Canela e, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, estava registrada como PR-NDN. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indicam que o avião era de uso privado, com operação restrita para táxi aéreo.
Investigação em andamento
A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada para investigar o acidente. A aeronave pertencia a Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi e estava em situação regular de aeronavegabilidade.
Ainda não foram divulgadas informações sobre a identidade das vítimas. A Defesa Civil e as autoridades locais seguem atuando na área, que permanece isolada para a realização de perícias e garantia da segurança da população.
O incidente trouxe grande comoção à região, conhecida pelo turismo. A Prefeitura de Gramado e o governo estadual devem divulgar atualizações sobre as investigações e o apoio às vítimas e familiares nos próximos dias.