Vinícius Júnior é eleito melhor jogador do mundo em 2024 pela Fifa

© Joilson Marconne/CBF/Direitos Reservados

 

Brasileiro conquista o prêmio “The Best” e encerra jejum de 17 anos para o Brasil; Marta também brilha com gol premiado

 

 

 

O atacante brasileiro Vinícius Júnior, destaque do Real Madrid e da Seleção Brasileira, foi eleito o melhor jogador do mundo em 2024 pela Fifa. A cerimônia de entrega do prêmio “The Best” aconteceu nesta terça-feira (17), em Doha, no Catar. É a primeira vez que Vini Jr. conquista o título, marcando o retorno de um brasileiro ao topo do futebol mundial após 17 anos.

Em um discurso emocionado, o jogador lembrou suas origens no Flamengo, agradeceu à Seleção Brasileira e ao Real Madrid, onde atua desde 2018. “Tenho de agradecer a todo mundo que votou em mim, todos os jogadores, treinadores, jornalistas e meus fãs. […] Minha família deixou de viver o sonho dela para viver o meu. Agradeço ao presidente, ao mister Carleto [Carlo Ancelotti] e ao meu time, que me fez acreditar que eu poderia fazer grandes coisas”, disse.

Temporada de destaque

Vini Jr. brilhou em 2023/24, anotando 24 gols em 39 partidas pelo Real Madrid, sendo decisivo em momentos cruciais. Na votação para o prêmio, que incluiu treinadores, capitães de seleções, jornalistas e fãs, ele obteve 48 pontos. O espanhol Rodri ficou em segundo, com 43 pontos, seguido pelo inglês Jude Bellingham, com 37.

O prêmio marca o fim de um longo jejum para o Brasil, que não via um jogador ser eleito o melhor do mundo desde Kaká, em 2007. É também a primeira vez que um brasileiro é agraciado na era do prêmio “The Best”, criado em 2016 pela Fifa, em substituição à premiação anterior, que chegou a ser integrada à Bola de Ouro da France Football.

Marta conquista prêmio inédito com gol emblemático

Além de Vinícius, outra brasileira brilhou na cerimônia. Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, venceu o recém-criado Prêmio Marta da Fifa, destinado ao gol mais bonito do futebol feminino. A própria atleta foi a vencedora inaugural, com um gol espetacular marcado na entrada da área após driblar a zagueira com uma pedalada. O gol foi registrado semanas antes do Torneio Olímpico de Paris 2024.

“Receber um prêmio que leva o meu nome é uma honra muito grande. Quero agradecer a todos vocês. Competi com craques incríveis, e essa temporada foi maravilhosa”, afirmou Marta, emocionada.

O triunfo de Vinícius e Marta reafirma a força do futebol brasileiro, celebrando talentos que inspiram gerações e continuam a escrever a história do esporte.