Na manhã desta segunda-feira (16), o Senac Tocantins oficializou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em um evento realizado na sede da entidade, em Palmas. A iniciativa marca mais um passo importante rumo à desburocratização e à transparência administrativa no Sistema Fecomércio do estado. A ferramenta foi disponibilizada a partir de uma cooperação com o Senac-DF.
A cerimônia contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisone, e da diretora regional do Senac Tocantins, Claudia Oneide Silva. E contou com a participação do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, e do diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa.
O Senac-DF foi a primeira instituição do Sistema S a implantar o SEI, em julho de 2023. A plataforma foi cedida gratuitamente pelo TRF da 4ª Região, que criou o sistema. A adoção da ferramenta está fundamentada em pilares como: integridade e eficiência, sendo uma referência em transparência e gestão de processos, amplamente utilizada no Brasil.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, destacou a relevância do SEI como uma ferramenta moderna de gestão documental. “Trata-se de um sistema testado, seguro e que foi implementado de forma pioneira no Senac-DF. Depois o seu uso foi ampliado para o regional do Senac de Goiás e agora chega ao Tocantins. A próxima implantação será no Senac de Pernambuco, sempre zelando pela integridade de todos os processos administrativos”, explicou José Aparecido.
Para o presidente Itelvino Pisoni, o SEI chegou em um momento muito propício, já que a regional está passando por um processo de modernização, com uma nova mentalidade e uma nova maneira de administrar. “Efetivar uma parceria nestes moldes com a regional do Senac e a presidência do Sistema Fecomércio do Distrito Federal é um grande prestígio, pois eles representam um exemplo de como administrar o sistema federativo do comércio”, afirmou.
O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, ressaltou o impacto positivo da ferramenta. “A implantação dos sistemas eletrônicos de informações aqui na regional do Tocantins reafirma o compromisso do Senac-DF com a desburocratização, a sustentabilidade e a economia”, destacou.
O SEI é amplamente reconhecido por sua eficiência e por promover maior controle e agilidade na tramitação de processos administrativos, eliminando o uso de papel e alinhando-se às melhores práticas de governança e sustentabilidade. Com a adesão do Tocantins, o Senac-DF reforça seu papel de liderança em inovação e compromisso com a transparência e eficiência administrativa, beneficiando colaboradores, alunos e a comunidade local.