Crescimento de 1,1% no mês é impulsionado por transporte aéreo e turismo, destaca IBGE
O volume de serviços no Brasil registrou alta de 1,1% em outubro, comparado a setembro, alcançando o maior patamar da série histórica iniciada em 2012. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação anual, o setor cresceu 6,3%. O avanço também foi observado no acumulado dos dez primeiros meses de 2024 (3,2%) e no acumulado de 12 meses (2,7%), consolidando o momento positivo do segmento.
Transportes impulsionam crescimento
O desempenho de outubro foi liderado pelo setor de transportes, que cresceu 4,1%, com destaque para o transporte aéreo, que apresentou alta de 27,1%. “O transporte aéreo exerceu o principal impacto positivo no mês em função da queda observada nos preços das passagens aéreas”, explicou Rodrigo Lobo, pesquisador do IBGE.
Outros componentes do setor de transportes também cresceram, mas em menor escala: transporte terrestre (1,6%), aquaviário (0,7%) e armazenagem e serviços auxiliares de transportes e correios (2,6%).
Além dos transportes, os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram expansão de 1,6%.
Quedas em alguns setores
Apesar do crescimento geral, três atividades registraram retração no período:
- Informação e comunicação: -1%
- Outros serviços: -1,4%
- Serviços prestados às famílias: -0,1%
Ainda assim, a receita nominal dos serviços cresceu 0,8% em relação a setembro, com altas expressivas de 9,6% na comparação anual e 7,8% no acumulado de 2024.
Turismo em alta
O índice de atividades turísticas teve aumento de 4,7% em outubro, marcando o segundo mês consecutivo de resultados positivos. O segmento está 12,9% acima do nível de fevereiro de 2020, pré-pandemia, e alcançou o ponto mais alto da série histórica, superando o recorde anterior de junho deste ano em 4,4%.
A alta reflete o fortalecimento do setor turístico, impulsionado por eventos e pelo aumento no fluxo de viagens no país, especialmente com a redução dos preços das passagens aéreas.
Perspectivas positivas
Os resultados indicam a recuperação sólida e o fortalecimento do setor de serviços, crucial para a economia brasileira. Com o turismo e transportes puxando o crescimento, o setor apresenta perspectivas otimistas para o fechamento do ano.