Inep divulga lista final de aprovados sub judice no Revalida 2024

Médicos chegam ao local de prova para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, em Brasília.

 

Exame avalia competências de médicos formados no exterior para atuação no Brasil; próxima etapa prática acontece neste fim de semana

 

 

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), publicou nesta segunda-feira (9) no Diário Oficial da União a lista final dos aprovados na condição sub judice no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). Essa publicação corresponde à segunda etapa da primeira edição do Revalida em 2024.

Os 137 candidatos aprovados receberam seus resultados por meio do Sistema Revalida, acessível na página do participante com login no Gov.br.

Segunda edição do Revalida

Nos dias 14 e 15 de dezembro, o Inep aplicará a segunda etapa da segunda edição do Revalida 2024. Essa etapa prática exige que os candidatos, brasileiros ou estrangeiros formados em medicina no exterior, demonstrem habilidades clínicas em um conjunto de dez estações avaliativas.

Cada estação simula situações reais que incluem coleta de história clínica, interpretação de exames, formulação de diagnósticos, realização de procedimentos médicos e orientação a pacientes e familiares. Para aprovação, é necessário atingir a pontuação mínima de 66,148 em um total de 100 pontos.

O que é o Revalida?

Destinado a médicos formados fora do Brasil, o Revalida é fundamental para a revalidação de diplomas médicos no país. O exame avalia habilidades teóricas e práticas necessárias para o exercício da medicina de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

A prova é composta por duas etapas:

  1. Teórica – Com questões de múltipla escolha e discursivas sobre as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e saúde coletiva.
  2. Prática – Avaliação em estações simuladas, cobrindo atendimentos de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência e emergência.

O Inep aplica o exame, enquanto a revalidação dos diplomas é feita por instituições públicas de ensino superior que aderem ao programa.

O Revalida é uma porta de entrada crucial para médicos formados no exterior que desejam exercer a profissão no Brasil, garantindo que suas competências estejam alinhadas às necessidades do SUS e da população brasileira.