Nova estrutura administrativa busca atender com mais eficiência categorias como transporte escolar, despachantes e centros de formação de condutores
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) contará com uma nova Diretoria de Credenciamento de Entidades e Profissionais (Dicrep), criada para otimizar a fiscalização e o credenciamento de empresas e profissionais como transportes escolares, centros de formação de condutores, despachantes e clínicas. O decreto que formaliza a mudança foi assinado nesta segunda-feira (2) pelo governador Ibaneis Rocha.
A transformação da Coordenação de Gestão de Credenciamento de Entidades e Profissionais (Cocrep) em Dicrep busca oferecer um atendimento mais ágil e de qualidade, com o reforço da equipe e a criação de novos cargos. “Essa categoria é muito importante para o DF. A mudança atende uma demanda antiga, promovendo segurança para os estudantes e dignidade para os profissionais”, afirmou o governador.
A reestruturação inclui ainda a criação da Gerência de Credenciamento ao Transporte Escolar (Gerte), que se soma às já existentes Gerência de Fiscalização Administrativa e Análise de Recursos de Credenciados (Gerfad) e Gerência de Credenciamento de Entidades e Profissionais (Gercre).
Atendimento Modernizado
O diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka do Nascimento, destacou que a nova estrutura reduzirá gargalos no atendimento, especialmente para permissionários do transporte escolar, que representam cerca de 1.400 profissionais e operam 2.500 veículos no DF. “Facilitará o atendimento e oferecerá mais robustez às demandas das categorias”, apontou.
Para Nazon Simões, presidente do Sindicato de Transportes Escolares de Brasília (Sintresc-DF), a criação da Dicrep marca uma conquista histórica. “Hoje temos dificuldades no atendimento por não haver um setor exclusivo. Essa mudança será muito útil, pois lidamos diretamente com o futuro do país, que são as crianças”, declarou.
Investimentos no Detran-DF
A criação da Dicrep é mais um passo nos esforços do Governo do Distrito Federal (GDF) para modernizar o Detran-DF. Em 2024, o órgão ganhou reforço com a nomeação de 123 novos servidores, elevando o efetivo para aproximadamente 1,4 mil profissionais. Além disso, foram implementadas gratificações e benefícios que melhoram as condições de trabalho no órgão.
Com essas ações, o Detran-DF busca atender com mais eficiência as demandas da população e fortalecer a fiscalização e a gestão do trânsito no Distrito Federal.