Morre Rogério Cezar de Cerqueira Leite

Foto: Reprodução/YouTube

 

Engenheiro e físico foi fundamental para avanços na pesquisa científica e na criação de centros de excelência no Brasil

 

 

Rogério Cezar de Cerqueira Leite, um dos maiores nomes da ciência brasileira, faleceu na madrugada deste domingo (1), aos 93 anos. Engenheiro e físico formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), ele foi professor na Universidade de Campinas (Unicamp) e na Universidade de Paris. Além de suas contribuições acadêmicas, Cerqueira Leite foi presidente de honra do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), um dos principais polos de ciência e tecnologia do país. Ele deixa três filhos.

O sepultamento será realizado às 13h deste domingo, no Cemitério Flamboyant, em Campinas.

Homenagens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a perda em nota oficial, destacando a importância do cientista para o Brasil:
“Rogério Cerqueira Leite foi um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil. Em 93 anos de vida, deixou contribuições em tantas áreas que seu legado continuará dando frutos e não será esquecido. Meus sentimentos aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Rogério Cerqueira Leite.”

O CNPEM, que abriga o Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), projeto viabilizado por Cerqueira Leite, também emitiu uma nota de pesar:
“O falecimento do professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite é sentido com grande pesar por todos os colaboradores do CNPEM e, certamente, por grandes entusiastas da ciência, tecnologia e inovação do Brasil.”

Legado

Cerqueira Leite foi pioneiro no desenvolvimento do Laboratório Nacional de Luz Síncroton, projeto que colocou o Brasil em posição de destaque no cenário científico internacional. Seu trabalho foi essencial para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no país, deixando um legado que impactará gerações futuras.

Sua carreira foi marcada pela dedicação à formação de novos cientistas e pela visão estratégica para transformar o Brasil em uma potência científica. Um exemplo de dedicação à ciência e ao ensino, sua contribuição continuará sendo referência para a pesquisa brasileira.