
Órgão recomenda cautela aos consumidores e alerta empresas para melhorar gestão e atendimento
O Procon-SP recebeu 2.016 reclamações de consumidores relacionadas à Black Friday, entre 30 de outubro e esta sexta-feira (29). O levantamento preliminar aponta que a maioria das queixas (639) diz respeito a atrasos na entrega de mercadorias. Outros problemas recorrentes incluem o recebimento de produtos ou serviços diferentes dos adquiridos (217), cancelamento de compras após a finalização (195), maquiagem de desconto (183) e a indisponibilidade de itens promocionais anunciados (175).
Oportunidade para empresas e consumidores
De acordo com Luiz Orsatti Filho, diretor-executivo do Procon-SP, os dados representam mais do que uma lista de reclamações. “Se bem utilizados, estes dados oferecem uma oportunidade de mudança estratégica para a melhoria de todo o negócio”, afirmou em nota. O órgão disponibilizou em seu site um canal para registro de reclamações e consulta às empresas mais reclamadas.
Orientações e direitos do consumidor
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) também reforçou orientações para garantir uma Black Friday segura. Antes de fechar negócios, os consumidores devem verificar os valores reais dos produtos e revisar com atenção as políticas de devolução e garantia.
Conforme o Código de Defesa do Consumidor, toda publicidade deve ser clara e precisa. Promoções enganosas, como a chamada “o dobro da metade” — aumento de preços antes do evento para simular descontos — são ilegais. Além disso, em compras feitas fora de lojas físicas, os clientes têm direito ao arrependimento, podendo desistir em até sete dias e receber o reembolso integral.
“A Black Friday é uma grande oportunidade para consumidores e empresas, mas também exige atenção redobrada contra práticas abusivas. A Senacon está monitorando o mercado para coibir essas ações e garantir um consumo seguro e vantajoso,” afirmou o secretário Wadih Damous.
Cuidados para evitar armadilhas
A Senacon recomenda aos consumidores:
- Pesquise preços antes do evento para identificar descontos reais;
- Leia as condições de devolução e garantia;
- Prefira empresas confiáveis e consulte a reputação de vendedores;
- Guarde registros das ofertas e comprovantes de compra.
Essas medidas ajudam a evitar transtornos e garantem que a Black Friday seja um evento vantajoso para todas as partes.