Comemorando o Dia Nacional do Doador de Sangue, maior hemocentro do Rio promove atividades culturais e destaca importância da doação
O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) celebra 80 anos nesta segunda-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, com o lançamento da campanha Unidos pelo Sangue. As comemorações incluem atividades culturais e homenagens aos doadores, reforçando a doação de sangue como um gesto essencial que salva vidas.
Programação especial
As atividades começaram às 8h30, com apresentações artísticas como a comédia do Grupo 4K e um cortejo musical pelas dependências do Hemocentro. No pátio, os artistas plásticos André Rongo e Alfredo Borret promoveram intervenções interativas: André grafitou um painel onde doadores puderam deixar mensagens, enquanto Alfredo distribuiu mil ímãs de geladeira produzidos com tampinhas de garrafa.
O Hemorio também homenageou os doadores mais antigos e assíduos, além de famílias que têm o hábito de doar sangue. “Esses doadores são peças fundamentais na manutenção do estoque de sangue que abastece 100 unidades públicas de saúde, incluindo grandes hospitais de emergência e unidades federais no estado”, destacou Luiz Amorim, diretor do Hemocentro.
Impacto e alerta para o fim de ano
Entre janeiro e 21 de novembro, o Hemorio recebeu 81.792 doações, com a meta de chegar a 92 mil até o fim do ano. No entanto, Amorim alertou para a queda nas doações durante as festas de fim de ano, que podem diminuir entre 10% e 15%. “Somente com a mobilização constante dos doadores será possível equilibrar os estoques nesse período crítico”, disse.
Cozinhar tá no Sangue
Pelo sexto ano, a campanha Cozinhar tá no Sangue reúne chefs renomados, como Janaína Torres e Carole Crema, para incentivar a doação por meio das redes sociais. Renata Iglesias, idealizadora da iniciativa, marcou presença no Hemorio, doando sangue e compartilhando sua experiência.
Continuação nesta terça-feira
As comemorações seguem nesta terça-feira (26) com apresentações da bateria do Botafogo Samba Clube, Rei Momo Kaio Mackenzie, a rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro, e a bateria-mirim da Unidos de Vila Isabel.
Como doar sangue
Para doar sangue, é necessário:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis);
- Pesar mais de 50 kg;
- Estar em boas condições de saúde;
- Dormir pelo menos seis horas na noite anterior;
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
- Evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação;
- Não fumar duas horas antes da doação;
- Apresentar documento oficial com foto.
Algumas condições, como doenças graves ou infecciosas, tatuagens recentes (menos de seis meses) e o uso de certos medicamentos, podem impedir a doação.
Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Informações detalhadas estão disponíveis nas redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou pelo telefone Disque Sangue: (21) 3916-8310, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.