Sociedade Brasileira de Infectologia alerta para necessidade de ampliar vacinação e combater desinformação sobre a doença.
A expectativa de aumento nos casos de dengue no próximo verão tem gerado grande preocupação entre especialistas. O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alberto Chebabo, destacou que a doença continua sendo um desafio, com poucas vitórias no combate desde os anos 1980. Ele reforçou a importância de ampliar a aplicação de vacinas para proteger mais pessoas: “Esperamos que a adesão à vacina contra a dengue seja ampliada, protegendo um número maior de pessoas. Esta é uma doença que traz muitos danos à sociedade, tanto em termos de mortes quanto de internações e absenteísmo”, afirmou.
Chebabo também participou da apresentação de uma pesquisa inédita sobre o impacto das Fake News na vacinação contra a dengue, realizada pela Ipsos e encomendada pela biofarmacêutica Takeda. O estudo mostrou que, apesar de 88% dos entrevistados considerarem a vacina uma medida eficaz, 41% relataram ter recebido informações falsas sobre imunização, o que afeta diretamente a adesão. Quase 30% dos entrevistados admitiram ter deixado de se vacinar ou desencorajado outros a fazê-lo devido a dúvidas geradas por desinformação.
O médico destacou que o enfrentamento à hesitação vacinal é essencial. Segundo ele, a OMS propõe estratégias como aumentar a confiança na vacinação, melhorar o acesso às vacinas e garantir comunicação clara e efetiva. Por sua vez, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, sugeriu mais capacitação para profissionais de saúde, visando combater as incertezas dos pacientes sobre a segurança das vacinas.
Vivian Lee, diretora médica da Takeda, ressaltou que o Brasil é o primeiro país a integrar a vacina contra a dengue no programa nacional de imunização, desde dezembro de 2023. “Isso é motivo de orgulho, e a vacina teve um desenvolvimento de 15 anos, o que rebate a desinformação sobre sua rapidez”, explicou.
A campanha nacional de combate à dengue, com o tema #SemSombraDeDengue, será intensificada no próximo sábado (23), Dia Nacional de Combate à Dengue. Projeções especiais serão realizadas em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador, reforçando a importância da imunização e da conscientização para combater o avanço da doença.