Estudo preliminar analisará viabilidade da integração entre HFSE e Gaffrée e Guinle para criar novo hospital universitário
O Ministério da Saúde deu início ao processo de avaliação para a fusão do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. A medida integra o Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, que visa aprimorar a estrutura de saúde da região. Nesta sexta-feira (8), um grupo de trabalho realizou a primeira reunião para discutir o diagnóstico e o planejamento dessa integração.
Nos próximos seis meses, o HFSE passará por um estudo preliminar que avaliará a viabilidade da fusão. A proposta prevê a criação de um novo hospital universitário, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Esse modelo pretende fortalecer o atendimento, além de integrar a formação acadêmica em saúde.
O Ministério da Saúde informou que haverá um processo de movimentação voluntária dos profissionais, permitindo que os servidores escolham outros locais de trabalho caso desejem. Ao todo, as unidades federais envolvidas contam com 7 mil servidores efetivos e 4 mil temporários.
Atualmente, os hospitais enfrentam desafios como emergências fechadas, leitos bloqueados, falta de funcionários e dificuldades de abastecimento. Duas unidades já começaram seu processo de reestruturação: o HFSE e o Hospital Federal de Bonsucesso, que desde 15 de outubro está sob a gestão do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
O Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, segundo o ministério, busca construir uma rede de saúde mais eficiente e acessível à população, com hospitais melhor equipados para enfrentar as demandas crescentes e urgentes da área de saúde na região.