Após queda, Lula segue em observação e passa por novos exames

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Pixel de Impressão banner campanha dengue

 

Presidente levou cinco pontos na cabeça após acidente doméstico e cancelou viagem à Rússia para a Cúpula do Brics; reuniões de trabalho continuam no Palácio da Alvorada

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira (21) no Palácio da Alvorada, após sofrer uma queda no sábado, quando bateu a cabeça no banheiro da residência oficial. O acidente resultou em um corte na nuca que precisou de cinco pontos. Nesta terça-feira (22), o presidente passará por novos exames, que determinarão os próximos compromissos de sua agenda.

Em uma publicação nas redes sociais, Lula compartilhou uma foto ao lado do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do assessor especial Celso Amorim, relatando que discutiu a agenda política nacional e internacional. Segundo Padilha, o presidente está “muito ativo” e não apresentou sinais de desorientação ou perda de consciência após o acidente. “Ele mesmo buscou socorro e seguiu o protocolo médico de acompanhamento”, afirmou o ministro.

Por recomendação médica, Lula cancelou a viagem a Kazan, na Rússia, onde participaria da Cúpula de Líderes do Brics. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está representando o Brasil no encontro, e o presidente deve participar por videoconferência. Também está em análise a participação de Lula em atos de campanha em São Paulo no próximo fim de semana e em uma viagem à Colômbia para a conferência da ONU sobre biodiversidade.

Após o acidente, Lula foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, e está sendo monitorado pela equipe médica. Segundo o boletim, o presidente teve um “ferimento corto-contuso na região occipital” e segue apto para realizar suas atividades na capital federal.