Mais de 900 mil estudantes de escolas públicas e privadas farão a prova em todo o país; premiação inclui medalhas e bolsas de incentivo
As provas da 2ª fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) serão aplicadas neste sábado (19) a mais de 900 mil estudantes do ensino fundamental e médio, classificados na primeira etapa da competição. O exame começará às 14h30 (horário de Brasília) e terá duração de três horas.
Os locais de prova estão disponíveis no site oficial da Obmep, separados por unidade federativa e escola participante. Este ano, o evento registrou recorde de participação, com 56.516 instituições de ensino de 5.564 municípios inscritos, o que representa 99,9% das cidades brasileiras.
A segunda fase contará com seis questões discursivas, adequadas ao nível de ensino dos alunos, que podem utilizar lápis ou caneta esferográfica azul ou preta. Os candidatos devem apresentar documento de identificação legível e chegar ao local com pelo menos 30 minutos de antecedência. Em caso de dúvidas, a Obmep disponibiliza o telefone (21) 2529-5084 para contato.
Premiação
A 19ª edição da Obmep premiará os melhores desempenhos com 8.450 medalhas nacionais (650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze) e 50 mil menções honrosas. Além disso, 20,5 mil medalhistas estaduais serão reconhecidos.
De acordo com Jorge Vitório Pereira, coordenador geral da Obmep, os medalhistas terão a chance de participar de programas de formação, como o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece bolsas do CNPq. O programa visa preparar os estudantes para um futuro acadêmico e profissional promissor.
Obmep e o portal de estudos
A Obmep, considerada a maior olimpíada do conhecimento no país, tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos. O portal da Obmep oferece conteúdos gratuitos, como videoaulas, apostilas e testes, auxiliando os alunos na preparação para a competição.