
Aliados de Lula acreditam que presidente do Senado tem perfil para assumir pastas estratégicas, como Justiça ou Defesa, mas Pacheco avalia o cenário antes de tomar uma decisão
A possível ida de Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, para um ministério no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sendo debatida entre aliados do presidente no Palácio do Planalto. De acordo com interlocutores, o senador só não ocupará uma cadeira na Esplanada dos Ministérios se não quiser.
Embora Pacheco negue publicamente que tenha recebido uma oferta oficial, fontes próximas ao senador afirmam que ele está analisando os cenários possíveis. Entre os ministérios mencionados como adequados para seu perfil estão o da Justiça e Segurança Pública, hoje ocupado por Ricardo Lewandowski, e o da Defesa, sob o comando de José Múcio Monteiro.
Lula já manifestou a intenção de fazer de Pacheco um potencial candidato ao governo de Minas Gerais em 2026. Uma passagem por um ministério seria vista como uma forma de dar visibilidade ao senador e fortalecer sua posição para a disputa. Apesar disso, Pacheco tem demonstrado cautela, em parte devido ao avanço de forças bolsonaristas no cenário político.
Caso o presidente do Senado opte por não concorrer ao governo de Minas, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), é visto como um possível candidato para a disputa pelo Palácio da Liberdade.