Estudo sugere café da manhã diferente para homens e mulheres

Foto de Merve Sehirli Nasir na Unsplash

 

Pesquisa da Universidade de Waterloo, no Canadá, recomenda refeições centradas em carboidratos para eles e ricas em gordura para elas, com base em diferenças metabólicas

 

 

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, revela que homens e mulheres podem se beneficiar de estilos distintos de café da manhã. Enquanto os homens deveriam começar o dia com uma refeição rica em carboidratos, as mulheres se beneficiariam mais de um prato centrado em gorduras.

A pesquisa, publicada na revista Computers in Biology and Medicine, utilizou um modelo matemático para simular como as escolhas alimentares impactam o metabolismo de homens e mulheres. O objetivo era explicar as diferenças na maneira como cada sexo processa gordura, um tema pouco explorado na literatura científica, que costuma se concentrar mais nos homens.

Segundo a autora principal do estudo, Anita T. Layton, professora de matemática aplicada, ciência da computação, farmácia e biologia, as mulheres tendem a queimar gordura de forma mais rápida, apesar de armazenarem mais em seus corpos. Layton atribui essas diferenças ao estrogênio, que desempenha um papel importante em preparar o corpo feminino para a gravidez e amamentação.

O estudo também destaca que o café da manhã é um momento crucial para o metabolismo, já que as diferenças entre os sexos são mais acentuadas após períodos de jejum, como durante a noite. Escolher a refeição adequada logo pela manhã pode, portanto, impulsionar o metabolismo e otimizar o uso de energia.