Novo grupo técnico será responsável por monitorar a situação epidemiológica e intensificar medidas preventivas contra doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), criou o Comitê Técnico de Assessoramento e Planejamento das Ações de Enfrentamento à Dengue e outras Arboviroses (CT-Arbo), conforme publicação no Diário Oficial do Distrito Federal em 8 de outubro. O comitê será encarregado de acompanhar a situação epidemiológica, avaliar cenários de risco e organizar informações técnicas, especialmente no contexto do período chuvoso, que favorece a proliferação dos mosquitos transmissores.
Para enfrentar o aumento do risco de transmissão, a SES-DF intensificou medidas preventivas, incluindo o lançamento do Plano de Contingência para Arboviroses 2024-2025, cujos indicadores serão monitorados pelo comitê. As arboviroses, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, são doenças virais transmitidas por artrópodes, principalmente mosquitos, que se tornam vetores ao picar pessoas infectadas e disseminar os vírus.
Parcerias e ações de prevenção
Além da criação do CT-Arbo, a SES-DF vem realizando campanhas de vacinação contra a dengue. Desde o início da campanha em fevereiro, voltada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, foram aplicadas 160 mil doses da vacina Qdenga e realizados mais de 500 mil atendimentos a casos de dengue. A campanha envolve uma forte integração entre diferentes setores do GDF, como as Secretarias de Educação (SEEDF), Limpeza Urbana (SLU), DF Legal e Caesb, além do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF).
Um exemplo dessa parceria é a mobilização de alunos do Centro Educacional 416 de Santa Maria, que, junto a professores e agentes de saúde, visitaram 350 residências para identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Guia sobre mudanças climáticas
Como parte dos esforços para melhorar a resposta à disseminação de arboviroses, o Ministério da Saúde lançou um guia de bolso sobre mudanças climáticas. O material, adaptado de uma publicação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), será distribuído aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de fornecer informações rápidas e eficazes para apoiar o atendimento e fortalecer o combate a essas doenças.
O comitê e as parcerias integradas representam uma abordagem robusta para lidar com os desafios crescentes impostos pelas arboviroses, especialmente durante o período chuvoso, quando os riscos de proliferação dos mosquitos aumentam.