Mestre do humor brasileiro, Ary Toledo faleceu vítima de pneumonia após 10 dias de internação; presidente Lula lamenta perda do artista
O humorista Ary Toledo faleceu na manhã deste sábado (12), aos 87 anos, em São Paulo. Ele estava internado desde o dia 2 de outubro no Hospital Sírio Libanês e morreu em decorrência de uma pneumonia, conforme informou o hospital. A notícia foi confirmada pela família do artista em suas redes sociais, com uma mensagem de despedida: “Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Sentiremos sua falta, mestre”.
Nascido em Martinópolis, no interior de São Paulo, e criado em Ourinhos, Ary Toledo mudou-se para a capital paulista aos 22 anos, onde iniciou sua carreira no Teatro de Arena. Cinco anos depois, sua trajetória no humor ganhou destaque, com passagens por emissoras de televisão como TV Tupi, Record e SBT, além de publicações de livros de piadas e discos que consolidaram sua popularidade.
O velório de Ary Toledo será realizado hoje no Ossel Memorial, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, a partir das 14h. Uma cerimônia de despedida está marcada para as 19h.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota de pesar através da Secretaria de Comunicação, lembrando o talento e a irreverência do humorista. “Ary Toledo fez o Brasil sorrir com sua disposição e habilidade, seja na TV, no teatro, ou em seus livros. Seu trabalho de crítica irreverente marcou gerações”, destacou Lula, que também recordou o episódio em que Ary foi preso pela ditadura militar, em 1968, após uma piada feita no Teatro de Arena em alusão ao Ato Institucional nº 5.