Cármen Lúcia diz que o grande número de usuários simultâneos no início da manhã causou a demora no atendimento virtual neste domingo de eleições
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou neste domingo (6) que a lentidão relatada por eleitores no aplicativo e-Título foi provocada pelo alto volume de acessos simultâneos nas primeiras horas da manhã. A plataforma, usada principalmente para justificar a ausência na votação, enfrentou instabilidades, gerando reclamações de usuários nas redes sociais.
De acordo com Cármen Lúcia, o congestionamento foi causado por uma quantidade significativa de eleitores tentando acessar o sistema ao mesmo tempo, gerando uma espécie de fila virtual. “Chegamos a ter 7,6 milhões de buscas por minuto. Realmente há uma demora, é como se fosse uma fila. Não há problema algum, apenas uma demora devido ao número de acessos”, explicou a ministra.
O TSE reforçou que os eleitores têm até as 17h de hoje para justificar a ausência no e-Título. No entanto, o prazo total para justificar o voto se estende por 60 dias após cada turno. Eleitores que não votaram no primeiro turno ainda podem votar no segundo, e quem estiver fora do seu domicílio eleitoral deve justificar a ausência, já que o voto em trânsito não é permitido nas eleições municipais.