Capacitação visa aprimorar a prescrição da Profilaxia Pré-Exposição e expandir o acesso à prevenção ao HIV em todo o Brasil
Profissionais de saúde da rede pública têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), uma das principais estratégias de prevenção ao HIV no Brasil desde 2017. O curso online, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz e organismos internacionais, oferece formação autoinstrucional para médicos, enfermeiros e farmacêuticos, visando melhorar a recomendação da PrEP e ampliar seu uso no Sistema Único de Saúde (SUS).
Lançado pelo Campus Virtual da Fiocruz, o curso busca capacitar os profissionais a identificar corretamente quem pode se beneficiar dessa estratégia preventiva e garantir o acompanhamento adequado aos usuários da medicação. A PrEP é realizada com antirretrovirais que impedem a infecção pelo HIV, bloqueando os caminhos que o vírus utiliza para invadir o organismo. “Esse conteúdo é essencial para ampliar a oferta da profilaxia e reduzir novos casos de HIV no Brasil”, destacou Artur Kalichman, diretor adjunto do Departamento de HIV/Aids do Ministério da Saúde.
A PrEP já é oferecida gratuitamente a cerca de 100 mil pessoas no Brasil, com a meta de expandir esse número em 142% até 2027.