Presidente do TSE destaca o esforço dos servidores da Justiça Eleitoral e pede tranquilidade e liberdade nas escolhas dos eleitores
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, fez um apelo aos eleitores brasileiros nesta quinta-feira (3), convocando-os a comparecerem às urnas no próximo domingo (6), quando ocorrerá o primeiro turno das eleições municipais. A ministra aproveitou a última sessão do TSE antes do pleito para destacar o empenho da Justiça Eleitoral e pedir uma votação pacífica e responsável.
“Os dedicados servidores da Justiça Eleitoral brasileira, mais de 20 mil servidores, trabalharam com afinco, com todo empenho para que todos os brasileiros chegassem à cabine [de votação] com tranquilidade e sossego, mas, principalmente, com liberdade para escolher o que ele quer. O que os eleitores colocarem nas urnas será apurado, e o resultado apurado será proclamado”, afirmou a ministra durante a sessão realizada nesta manhã.
Apelo por responsabilidade cívica
Cármen Lúcia reforçou a importância do momento eleitoral e alertou que os eleitores devem votar com responsabilidade, sem deixar que frustrações pessoais ou diferenças ideológicas prejudiquem o exercício da cidadania. “Este é um momento de tranquilidade democrática, de civismo responsável e de alegria. A gente não espera que as pessoas depositem os seus dissabores na vida, ou ideológicos, diferenças que nos enriquecem”, disse.
A ministra também enfatizou a importância do respeito às diferenças e o desejo de que o processo eleitoral ocorra sem violência ou ofensas. “Não esperamos que haja práticas nem de ofensas, nem de violência, nem de inaceitação das diferenças, porque é dessas diferenças que nós realizamos a pluralidade, que é um direito constitucional de todo mundo”, completou.
Preparação para o segundo turno
O primeiro turno das eleições será realizado neste domingo (6), e, nos municípios com mais de 200 mil eleitores, poderá haver um segundo turno no dia 27 de outubro. O segundo turno será necessário nos casos em que nenhum dos candidatos à prefeitura conseguir mais da metade dos votos válidos, excluídos os votos brancos e nulos, no primeiro turno. Ao todo, 103 cidades estão aptas para essa possibilidade.
A expectativa do TSE é de um pleito organizado e pacífico, com o pleno exercício democrático dos eleitores em todo o país.