TRE-RJ altera 53 locais de votação no estado por motivos de segurança

© Antonio Augusto/Ascom/TSE

 

A mudança afeta 171 mil eleitores em dez municípios. Para 2026, mais 40 locais deverão ser modificados para garantir a segurança durante o pleito

 

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) anunciou que, por razões de segurança, alterou 53 locais de votação no estado para as eleições, afetando diretamente 171 mil eleitores em dez municípios. A mudança foi realizada após um levantamento feito pela área de inteligência do TRE-RJ em parceria com a Polícia Militar, que identificou a necessidade de ajustes em locais de risco.

“Nossa equipe identificou 93 locais de votação em áreas sensíveis, onde as urnas precisavam ser transportadas com carro blindado e forte aparato policial. Um local que exige essas medidas não é seguro para os eleitores”, afirmou o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.

Os eleitores dos locais alterados foram transferidos para pontos de votação próximos às suas residências, geralmente a uma distância máxima de 1,5 km do local anterior. Segundo Figueira, a Justiça Eleitoral do Rio já planeja a modificação de outros 40 locais para as eleições de 2026, visando maior segurança.

O TRE-RJ também informou que a Polícia Militar estará responsável pela segurança e distribuição das urnas nos 4.974 locais de votação em todo o estado, além de dar suporte às ações de fiscalização eleitoral. A Guarda Municipal atuará em 99 locais de votação, enquanto as Forças Armadas terão presença em 32 cidades, focando em 500 locais de votação e vias expressas.